quinta-feira, 2 de julho de 2009

Nos bastidores

Os bastidores da entrevista exclusiva com Luizinho 7 Cordas, considerado a maior referência do instrumento no Brasil.

12 de abril de 2009, em plena Páscoa. Auditório do Ibirapuera. Espetáculo “Fabianíssima: um tributo à Elizeth Cardoso”, no qual Fabiana Cozza interpreta canções eternizadas pela divina. Convidado especial: Luizinho 7 Cordas. Entre outras músicas, Todo Sentimento, música de Chico Buarque e Cristóvão Bastos. A habilidade do violonista de 7 cordas impressiona. Enquanto toca belissimamente, afina o instrumento. Público e artistas emocionados. Muitos aplausos. Após o show, fomos – um grupo de amigas e eu – até o camarim, onde conheci meu perfilado.

Desde o início percebi em Luizinho 7 Cordas um jeito amável de lidar com as pessoas. Muito simpático, passou para nós o número de seu celular. Eu não imaginava que precisaria de um perfilado, mas logo que soube, o nome dele me veio à cabeça. Então liguei. Fora alguns desencontros, conseguimos nos comunicar muito bem e marcamos uma entrevista na casa dele, numa quinta-feira.

Como relatei no perfil, ele foi muito receptivo. Falava como quem não tivesse nada a esconder, olhava nos olhos. Por alguma razão, achei sua casa bastante representativa de sua personalidade, então coloquei meu foco nisso. Luizinho é uma pessoa guiada pelo amor, ou melhor ainda, pelo apego às coisas e pessoas. Sinto que ele poderia estar em melhor condição financeira se tivesse seguido outros caminhos mais rentáveis, mas é um homem realizado, que gosta de marcar o valor da família e da música.

Diante dele, senti-me à vontade. O nervoso antecedeu a entrevista. Não há muitas coisas disponíveis sobre ele, a não ser uns poucos vídeos e alguns verbetes na Internet. Fiquei com medo de estar mal preparada ou pior, de me envolver enquanto fã.

Felizmente, nada disso se concretizou. Por diversas vezes cheguei a quase esquecer que aquilo era uma entrevista e não uma conversa entre amigos. Consegui fazer as perguntas do roteiro como se surgissem espontaneamente, e fui além delas porque ele foi além das respostas engessadas. Talvez esse tenha sido o canal para nossa comunicação e tornou tudo mais fácil.

Luizinho tocou, cantou, se emocionou. E eu ali, era o meu momento.

Por mais que eu tenha tentado passar todas as minhas sensações e as dele no perfil que escrevi, acho que jamais conseguirei. Foi intenso pra mim, no primeiro semestre da faculdade, entrevistar alguém com tanta história pra contar, cara-cara, sem hierarquias nem protocolos.

O referido perfil será publicado amanhã, dia 03 de julho de 2009.

2 comentários:

  1. Linda descrição!
    Tenho até medo de pensar na quantidade de histórias que o Luizinho tem pra contar... coisa de doido!
    Ainda bem que o perfil vem amanhã, todo mundo merece ler! (eu, privilegiada que sou, já li!)

    ResponderExcluir
  2. Linda descrição! [2]
    Cada dia fico mais impactado com a tua naturalidade em escrever, descrever, contar, falar, comentar...
    Parabéns Ju!
    Espero pra ler o Perfil...

    ResponderExcluir