sexta-feira, 9 de outubro de 2009

1, 2, 3, ZAP!


Poesia, música e cinema: assim foi a noite de 8 de outubro de 2009 para cerca de 30 pessoas. O ZAP (Zona Autônoma da Palavra) acontece toda 2ª quinta-feira do mês no Núcleo Bartolomeu, no bairro Pompéia, zona Oeste de São Paulo. O local é freqüentado por músicos, poetas, estudantes, designers e até agentes financeiros. São jovens e adultos apaixonados pela arte.

O lugar é alternativo, com decoração harmoniosa. Entrada pequena, grafites nas paredes internas, poltronas vermelhas, banheiros sem fechadura e a pia é de balde de alumínio. Uma espécie de salão transforma-se em um bar, com mesas e cadeiras de lata. Há uma pik up de DJ e uma banca onde se vende tortas, bolos, pipoca, refrigerante, vinho e cerveja. Na frente uma parede branca, em que o filme é projetado.

O ZAP surgiu em dezembro de 2008, idealizado e organizado por Roberta Estrela D’Alva, a partir de pesquisas sobre saraus, “slam” e “spoken word”. Na edição de outubro, foi exibido o documentário “Freestyle, um estilo de vida”, de Pedro Gomes, que fala sobre a vida e a música de MCs. Após o filme, a DJ Lua Gabanini embalou a noite no ritmo do Hip Hop.

Por volta das 20h30 começou o “Microfone Aberto”, essa é a hora em que qualquer um pode ir até o microfone e recitar, interpretar ou cantar poesia, de sua autoria ou não. Após ser anunciado, o poeta vai até o microfone e é feita a contagem: “1, 2, 3, zap!”, acompanhada com entusiasmo por todos os presentes. Poesia, rap, samba, amores impossíveis, injustiças sociais, caos paulistano: a diversidade de pessoas, temáticas e estilos é marcante. Após cada apresentação, aplausos, mais ou menos empolgados, dependendo da qualidade da atuação.

Gabriel Gonzo, de 30 anos, foi um dos que se apresentou, com uma letra bem elaborada sobre as marginais. Era a primeira vez que ele participava. Bebia cerveja acompanhado de dois amigos, integrantes de sua banda, Maraca Manca. Os três músicos consideram importante a iniciativa de levar a cultura da periferia para um espaço em que ela é valorizada.

Agente financeiro de 42 anos, Ivan – ou MC Brejeiro, como se autodenominou – bebia vinho com mais duas pessoas. Era a segunda vez que participava do ZAP e cantou seu longo rap “Testemunho verás”, conquistando a simpatia da plateia. Após uma hora de apresentações, uma pausa com mais música antes do “Zapslam”.

O “Slam” é uma batalha de poetas. No ZAP, são sorteados cinco jurados em meio ao público, os quais são incumbidos de atribuir notas de zero a dez aos competidores. Os quesitos são: forma, conteúdo e performance. A competição é dividida em três rodadas e o prêmio são livros, revistas, CDs e DVDs. O “zapeão” de outubro foi Emerson, que conseguiu empolgar e emocionar a plateia com sua interpretação.

Núcleo Bartolomeu

Endereço: Rua Dr. Augusto de Miranda, 786, Pompéia, São Paulo, SP

Tel.: 3803-9396

ZAP
2ª quinta-feira do mês
Das 19 h às 23h30
Entrada Franca

Links:
http://www.nucleobartolomeu.com.br/
twitter.com/zapslam
www.zapslam.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário